O trabalho da UP Time Art Gallery é inspirar e fascinar através da Arte. Nossos artistas apresentam trabalhos que retratam nossas emoções, nossas causas, nossas vidas. O público sempre quer conhecer o artista por trás da obra. Quem é, como pensa? Que história de vida levou a esse trabalho?
Hoje conosco, Elis Regina Dias!
Elis Regina Dias - Foto divulgação
É com imensa satisfação que recebemos a artista visual Elis Regina Dias para uma entrevista que revela sua trajetória, suas influências e a essência de seu trabalho. Nascida em Paranaíba, Elis conheceu desde cedo sua paixão pela arte, traçando um caminho repleto de curiosidade e experimentação. Sua jornada pela criação artística levou a explorar diferentes técnicas, até encontrar a linguagem abstrata, onde sua expressão floresce com vigor e eficiência.
Com uma formação que combina Direito e Artes, Elis incorpora uma visão profunda e reflexiva em suas obras, demonstrando não apenas domínio técnico, mas também um entendimento crítico sobre o papel transformador da arte na sociedade. Sob a orientação de Manuel Parra, seu mentor, ela abandonou a reprodução e abraçou a criação genuína, lapidando seu estilo único.
Nesta entrevista, mergulhamos no processo criativo de Elis Regina, descobrindo as inspirações que movem sua produção e as mensagens que ela deseja compartilhar com o público. Prepare-se para uma imersão em um universo onde formas abstratas e emoções se fundem, resultando em uma verdadeira celebração da vida através da arte.
O que você considera ser a experiência mais marcante de sua infância que influenciou sua decisão de seguir uma carreira artística?
A experiência que mais influenciou minha trajetória como artista começou na minha infância, quando, aos cinco anos, comecei a desenhar e a colorir, inspirado por minhas primas. Essa atividade despertou em mim uma necessidade profunda de me expressar artisticamente, que se tornou parte fundamental da minha essência. Com nove anos, fiz um curso de pintura e, aos doze, já participava de concursos escolares, não pelo desejo de ganhar, mas pela necessidade de criar e produzir arte.
Ao longo da vida, essa paixão pela arte se manteve constante. Aos quarenta anos, a primeira coisa que fiz ao mudar de casa foi comprar uma mesa para o meu ateliê, priorizando minha expressão artística em vez de itens básicos como uma cama ou uma televisão. Inclusive, ao trabalhar em um hotel, transformei o espaço em uma galeria, mostrando que a arte é uma parte intrínseca da minha vida e identidade. Para mim, ser artista vai além da influência; é uma expressão essencial da minha personalidade.
Como a sua formação em Direito interage com sua prática artística? Você vê alguma relação entre as duas áreas?
Minha formação em Direito interage de maneira significativa com minha prática artística. Durante a faculdade em Ribeirão Preto, tive a oportunidade de conhecer um professor que desempenhou um papel crucial no meu desenvolvimento artístico. Embora tenha escolhido o Direito por uma busca de segurança financeira, essa decisão refletiu uma conexão com as áreas humanas, que sempre fez parte da minha identidade. Reconheço que a formação em Direito me proporciona uma postura de vida valiosa, não apenas para a minha carreira como advogado, mas também para a minha prática artística. Compreender os direitos e deveres de cada indivíduo é algo que considero essencial e que pode beneficiar todos. Para mim, a relação entre Direito e arte se resume em encontrar segurança financeira, permitindo que eu continue a explorar e a expressar minha criatividade com tranquilidade.
Pode nos contar um pouco sobre o papel de Manuel Parra em sua trajetória artística e como ele ajudou a moldar sua visão sobre a criação?
Manuel Parra teve um papel fundamental na minha trajetória artística, entrando na minha vida durante a faculdade de Direito em Ribeirão Preto. Desde o início, fiquei impactada ao visitar seu ateliê, onde ele desafiou minha visão sobre a criação artística. Ele me ensinou que não se deve fazer cópias, mas sim desenvolver uma identidade própria nas obras. Com sua abordagem rígida, ele incentivou que eu fizesse dois meses de aulas de desenho todos os anos, enfatizando a importância do processo criativo. Um exemplo marcante foi quando ele sugeriu que eu trouxesse um violão para pintar, introduzindo-me ao conceito de trabalhar com cenários, algo que eu nunca havia considerado. Inicialmente, achei a ideia estranha, mas logo percebi que era uma oportunidade de crescimento. A partir desse momento, ele me guiou a entender como criar obras que refletissem minha identidade. Manuel Parra foi um divisor de águas na minha vida artística, e sua influência continua a moldar minha visão e prática até hoje.
Sem título - Acrílica sobre tela_120x150 cm
Sem título - Acrílica sobre tela_100x150 cm
Você mencionou ter explorado diversos estilos antes de se estabelecer na arte abstrata. Como foi esse processo de descoberta e transição?
Meu processo de descoberta e transição para a arte abstrata foi uma jornada longa e rica. Comecei pintando panos de prato aos nove anos e, desde então, explorei diversos estilos, como pintura em cerâmica e porcelana. Com 12 anos, fiz cursos de pintura, balé e piano, sempre buscando uma construção ampla da minha identidade artística. Aos 17 anos, após conhecer o professor Manuel Parra, tive uma grande virada na minha prática. Ele me desafiou a criar obras com identidade própria e não apenas cópias, o que me ajudou a entender o valor do processo criativo. Com o tempo, lecionei pintura e vendi minhas obras, mas sempre busquei uma conexão mais profunda com a arte. Ao longo dos anos, trabalhei em um hotel, onde continuei a produzir arte e a participar de exposições. A pandemia trouxe mudanças, mas minha paixão pela arte permaneceu. A transição para a arte abstrata aconteceu quando comecei a apreciar o mistério e a ausência de figuração, sentindo que a arte abstrata permitia uma conexão mais livre com as emoções e as cores. Hoje, continuo a explorar diferentes estilos e a me dedicar ao estudo da arte, da filosofia e da espiritualidade, reconhecendo que a arte é uma construção contínua da minha identidade.
Qual é a mensagem ou sentimento que você espera transmitir ao público por meio de suas obras? Como você alcança isso nas suas composições?
Minha abordagem artística é profundamente enraizada na busca por criar experiências que ressoem com o público. Acredito que a arte tem o poder de transformar ambientes e influenciar o estado de espírito das pessoas. Por isso, cada obra que crio é pensada para evocar sensações de beleza, serenidade e tranquilidade. Ao trabalhar com cores e texturas, busco entender como cada tonalidade pode afetar as emoções. O uso de paletas suaves e harmônicas é intencional, pois quero que quem contempla minhas obras sinta um senso de paz e aconchego. Para mim, a beleza não é apenas um conceito estético, mas uma experiência emocional que deve ser vivida e sentida. Além disso, o feedback do público é fundamental para meu processo criativo. As reações e interpretações que as pessoas têm em relação às minhas obras me ajudam a evoluir e a entender melhor o que ressoa com elas. Essa interação é extremamente valiosa, pois me permite ajustar e refinar meu trabalho, sempre buscando uma conexão mais profunda. Minha formação acadêmica também desempenha um papel importante na minha prática. Continuo a estudar e explorar diferentes técnicas, o que enriquece minha capacidade de criar. Acredito que a arte é um campo em constante evolução, e minha curiosidade me leva a experimentar novas abordagens e a integrar diferentes influências em meu trabalho. Em resumo, minha missão como artista é criar obras que não apenas sejam visualmente agradáveis, mas que também ofereçam um espaço de reflexão e bem-estar para aqueles que as contemplam. Espero que minhas composições inspirem as pessoas a encontrar um momento de tranquilidade em suas vidas cotidianas.
"Entre Amores" - Acrílica sobre tela_100x100 cm
Você pode descrever como as cores, formas e texturas em suas obras refletem sua "natureza interior"? Há algum exemplo específico que você gostaria de destacar?
As cores, formas e texturas em minhas obras são uma extensão da minha natureza interior e refletem meus sentimentos e experiências. Cada escolha que faço é intencional, buscando criar uma harmonia visual que transmita serenidade e beleza. A própria arte abstrata, ao ser desprovida de representação, já é uma manifestação da minha essência, permitindo-me transmitir leveza nas imagens. Por exemplo, utilizo paletas de cores suaves para evocar sensações de paz e aconchego, enquanto as formas fluidas e orgânicas representam a liberdade e a fluidez da vida. As texturas, por sua vez, adicionam profundidade e interesse, permitindo que o espectador interaja com a obra de uma maneira tátil e emocional. Um exemplo específico seria uma obra em que combinei tons de azul e verde, simbolizando a tranquilidade da natureza. As formas onduladas criadas com diferentes camadas de tinta transmitem a ideia de movimento e transformação, refletindo meu próprio processo de crescimento e evolução pessoal. Em síntese, as cores, formas e texturas em minhas obras são uma expressão da minha natureza interior, escolhidas para criar harmonia e evocar sensações de serenidade.
"Gratidão" - Acrílica sobre tela_80x100 cm
Saiba mais sobre Elis Regina Dias
Instagram: @elisregina_dias_
Sobre a UP Time Art Gallery:
A UP Time Art Gallery é uma galeria de arte com uma missão clara: difundir, democratizar e fomentar a arte contemporânea. Com uma presença global, a galeria é conhecida por promover a arte de maneira abrangente e inovadora. Seu compromisso com a arte acontece através de exposições nacionais e internacionais e projetos realizados em São Paulo.
Além de seu papel na promoção da arte, a UP Time Art Gallery dedica-se a apoiar artistas em sua jornada para ingressar no mercado de arte de forma profissional. A galeria compreende as complexas dinâmicas de mercantilização da arte e busca capacitar os artistas a navegarem nesse ambiente competitivo. Ao oferecer suporte para a construção de carreiras sólidas e bem-sucedidas, a galeria ajuda os artistas a compreender as práticas de mercado e os sistemas que moldam o mundo da arte.
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